5 resoluções para a sua empresa ter uma vida financeira mais saudável em 2022.
Ano novo chegando e muito provavelmente você já fez a lista de resoluções pessoais. Mas e a da sua empresa?
Para ajudá-lo nessa tarefa, a Fortes3 Contabilidade resolveu criar este artigo. São dicas para que você comece 2022 com as finanças organizadas, metas bem definidas, enfim, tudo para ajudar o seu negócio a crescer próspero e saudável.
Continue lendo e veja hábitos simples que vão colaborar para tornar sua contabilidade mais positiva daqui para a frente.
Resolução #1: Visualizar suas receitas, custos e despesas.
Colocar no papel (melhor ainda se for uma planilha digital ou um sistema de gestão financeira on-line) suas receitas, custos e despesas faz toda a diferença.
Não só os valores do dia a dia, mas também as projeções deles para, pelo menos, 3 meses à frente. Isso porque é muito fácil a gente se iludir com picos de vendas, pagamentos extras ou qualquer outra situação que saia da rotina.
Só visualizando com precisão o quanto a sua empresa realmente tem (ou precisa) de capital de giro a cada período, é possível se organizar para renegociar acordos, quitar dívidas, cortar supérfluos, programar investimentos, repensar os preços dos seus produtos ou serviços e definir muitas outras ações ligadas a dinheiro com segurança.
Resolução #2: Fazer um planejamento com metas bem estabelecidas.
Uma das vantagens da organização sugerida acima é que ela permite que você crie um planejamento financeiro mais embasado, partindo de dados reais.
Ou seja, na medida em que você avalia suas condições financeiras atuais, pode traçar com mais clareza os seus objetivos para o ano.
Nesse quesito, não se esqueça do famoso SMART. Segundo o método, para deixar todos os envolvidos alinhados na mesma direçãoe aumentar as chances de a sua meta acontecer, ela tem que ser:
S de Specific – Específica. Por exemplo, em vez de “aumentar a receita”, você deve estabelecer qual valor exato pretende atingir.
M de Mesurable – Mensurável. É importante saber como essa meta vai ser monitorada e com que frequência. Até para que seja possível fazer os ajustes necessários.
A de Achievable – Alcançável. Ou seja, realista.
R de Relevant – Relevante. Ela tem que fazer sentido para você e para a sua equipe a ponto de todos se levantarem pela manhã com motivação para concretizá-la.
T de Time – Tempo. Que tenha data certa, com dia, mês e ano, para acontecer.
Resolução #3: Criar um plano de ação.
Meta feita, é hora de desenhar um plano de ação.
Ele precisa incluir as tarefas a serem realizadas, de preferência, especificando: a intenção de cada uma, seus responsáveis, um cronograma bem definido e, se possível, soluções alternativas para o caso de haver problemas durante a execução.
Resolução #4: Monitorar constantemente esse planejamento.
O M do SMART não pode ser esquecido logo no segundo mês. É fundamental que você acompanhe relatórios com frequência e utilize KPIs (indicadores de performance) para ajustar as ações e estratégias que o ajudarão a chegar lá.
Até porque no meio do caminho existem mudanças de cenários, como foi o caso da pandemia do coronavírus, por exemplo. Quem previa há dois anos que ela fosse acontecer?
Resolução #5: Contar com parceiros estratégicos.
Sim, isso é muito importante. Principalmente se você e sua equipe não são especializados em finanças, você precisa de parceiros com visão estratégica na gestão de projetos e de dinheiro, com capacidade de interpretar dados para a tomada de decisões e que realmente se importem com o seu negócio.
Se for este o caso, entre em contato com a Fortes3 Contabilidade. E um feliz 2022.